Agradeço a todos os que, de variadas formas, sempre lhe deram força, ânimo e alento, e lhe proporcionaram a prossecução dos objectivos que pretendia, principalmente nestes últimos meses;
Agradeço a todos os que, na última despedida, demonstraram o carinho e amizade que nutriam pela Sofia;
Agradeço a todos os que, na última despedida, partilharam com os pais, irmão e restante família a dor sentida pela perda da Sofia. A dor e o vazio permanecerão, mas atenuados pela presença dos Amigos.
A todos MUITO OBRIGADO.
Aproveito para deixar uma palavra de incentivo a todos os doentes com fibrose quística e seus familiares: Nunca desistam de lutar e encarem sempre essa luta com um sorriso e muito optimismo.
(Pai da Sofia)
Nestes momentos as palavras que escolhemos nem sempre são as certas para confortar as pessoas que mais de perto acompanharam a Sofia, nesta sua caminhada de esperança. Um exemplo para todos aqueles que padecem desta doença e que precisam de estímulo e incentivo para viver um dia após o outro. A Sofia deixa saudade a todos os que privaram da sua amizade e da sua felicidade.
ResponderEliminarDeixei uma mensagem para ela no nosso blogue do grupo de jovens da catequese, pois foi aí que a conheci e o link deste blogue para que todos possam tomar consciência de um pouco da vida da Sofia.
http://cristosimobrigado.blogspot.com
O sorriso da Sofia era contagiante... esse sorriso continuará gravado na memória de todos nós!!!
ResponderEliminarAté breve Sofia.
Pai da Sofia,
ResponderEliminarPor mais que doa, por mais insuportável que seja, peço-lhe que nunca deixe de nos falar da Sofia. Pois ela é um exemplo de coragem e de força, que nos faz sentir pequeninos. O sorriso doce que mantinha sempre, mesmo perante as adversidades que espreitavam a cada momento, deixa um sentimento de perda ainda maior. Mas por tudo o que ela representa para todos nós, não deixe de nos presentear com a alegria que É a Sofia.
Continue com esta missão que a Sofia começou e que nos dá tanto alento quando pensamos que sofremos... Obrigada
Orquídea*
Um beijinho terno para todos os que sentem a perda da Sofia.
ResponderEliminarNós é que agradecemos, pois se a Sofia era alguém tão especial certamente se deveu à excelente educação que teve, corria nas veias dela o amor dos pais e isso refletiu-se no seu sincero sorriso e mesmo com as partidas da vida, as crueldades do destino nunca deixou de nos transmitir mensagens de esperança e apoio. Portanto é nossa obrigação estar aqui,hoje e sempre, porque a força da Sofia estará entre nós, nós que ainda temos muito para lutar, buscarei coragem aqui porque sei que terei dias menos bons, mas hei-de lembrar da sua coragem e erguer a cabeça é o minimo que posso fazer pela Sofia!
ResponderEliminarOlá Pais da Sofia,
ResponderEliminaras palavras ainda me faltam depois do que aconteceu. Sou a Ana Filipa, tambem com FQ, muito amiga da sofia, que fui transplantada á nove meses em Lisboa. e em toda a caminhada de espera a vossa filha me apoio e partilhou comigo todas as alegrias, repartimos e consolamos os medos uma da outra.
Só posso recordar a Sofia como uma grande vencedora da vida e grande lutadora. Mesmo com todo o processo longo e apreensivo que é a espera (sei bem por experiencia propria) a Sofia mantinha sempre aquela força e aquele sorriso que irei sempre recordar.
Sei que ela está a olhar por todos nós, a brilhar de felicidade por nós estarmos a lutar pela vida tal como ela lutou, de forma exemplar.
Beijinho para ti Sofia, com imensa saudade , desta tua Sempre Amiga Lipa (:
E para os pais , FORÇA ! Orgulhem-se da vossa menina *
Conhecemos a Sofia desde pequenina e com ela e convosco fomos convivendo ao longo dos anos, ainda que não nos encontrássemos muitas vezes...
ResponderEliminarSempre simpática, atenciosa, preocupada com os outros e de uma educação exemplar.
Não nos lembramos de lhe ouvir uma palavra azeda ou uma queixa, apesar das adversidades que a doença lhe trouxe.
Não nos lembramos de lhe ver o desânimo estampado no rosto...
Em Julho e em Setembro, as últimas vezes que a vimos, mantinha o sorriso, a força, a determinação e a coragem que sempre a caracterizaram e estava muito esperançada no transplante, despedindo-se (ia para Madrid), com a convicção de que voltaria...
É por tudo isto que achamos que a Sofia é um exemplo para todos e que os seus colegas, amigos e familiares se orgulham de ter estado perto dela.
Nós é que agradecemos os momentos convosco partilhados, ao longo destes anos, e queremos dizer-vos que, apesar de não haver palavras para vos confortar pela perda da Sofia, ela e a vossa família são um exemplo para todos nós.
Um abraço.
Alexandra, Bárbara e Armando
A Sofia partiu mas o seu sorriso permanecerá bem vivo na memória de todos quantos tiveram a felicidade de a conhecer.
ResponderEliminarA Sofia partiu mas fica a sua lição de vida, a sua bondade e a certeza de que no céu brilha mais uma ESTRELA!
A todos os familiares e amigos os meus sentidos pêsames.
Beijinhos,
Ana Martins
Eu conheci a Sofia na fisioterapia da Granja quando tinha 9 ou 8 anos.
ResponderEliminarA imagem da Sofia de a ver a fazer os fuminhos e a fazer batimentos nas costas por causa dos bronquios com a fisioterapeuta Maria José.
A minha mãe fala-me muitas vezes da Sofia. Como é que ela andava...
beijinhos, Ana E MÃE
A Sofia e eu eramos amigas, pois eu também fazia á mesma hora os fuminhos.
Hoje, eu tenho 12 anos. E talvez a Sofia não se lembrasse de mim mas eu lembro-me muito bem dela...
Querido pai, querida mãe, querido irmão. Possa Jesus acompanhá-los dando guarida aos corações chorosos, sofridos.E, para Sofia mando um grande beijo neste reinício de caminhada em outra dimensão
ResponderEliminarUma dura perda nós tivemos, a Sofia era uma alma sã, pura, que fazia com que nós a volta dela nos sentissemos firmes e confiantes nas atitudes que tomavamos.
ResponderEliminarEra aquela que punha as ideias no lugar, com ternura, carinho, doçura e muito realismo.
Fazes nos tanta falta pekenina....
Sei que onde quer que estejas estás a olhar por nós tornas te num anjo, uma linda estrela que veremos todos os dias.
Até sempre Sofia.
Sílvia Barros