Aí encontrei a pediatra Dra. I. que propôs aos meus pais o internamento no hospital onde trabalhava, o Hospital de Barcelos, para proceder à confirmação do que suspeitava ser o meu problema de saúde. Foi assim que, em conjunto com o Hospital Maria Pia, me foi diagnosticada a Fibrose Quística e Doença Celíaca (uma intolerância ao glúten).
A partir daí, passei a ter consultas regulares no Hospital Maria Pia, no Porto, com o Dr. H. e o Dr. V.
O meu dia-a-dia alterou-se radicalmente. É acompanhado de medicação, nebulizações e cinesiterapia (fisioterapia respiratória). Actividades que me ocupam bastante tempo.
Passados uns 3/4 anos foi-me descoberta uma Cardiopatia Dilatada e a partir daí passei a ter consultas com a Dra. S. - Cardiologia.
Com a chegada da maioridade fui obrigada a despedir-me do Hospital Maria Pia que tão bem me acolheu durante 12 anos.
Deixei lá grandes amigos, pessoas incríveis com excelente qualidade profissional e humana. Este aspecto, extremamente importante para os doentes e respectivos pais, poderá passar despercebido a quem esporadicamente passa pelo Hospital Maria Pia, mas deixa certamente marcas profundas para os que, como eu, frequentaram aquele hospital durante grandes temporadas.
Fui transferida para o Hospital São João, onde me encontro a ser vigiada, não só pelas consultas de Pneumologia-FQ, com a Dra. A., como em outras especialidades, Cardiologia, Gastroenterologia, Reumatologia e Nutricionismo.
Após o último internamento, em Julho, por pneumotórax do lado esquerdo, o meu estado de saúde ficou mais frágil, fiquei dependente do oxigénio e o inevitável começou a ser necessário.
A Dra. C. de pré e pós-transplante, já conhecia o meu caso e tratou de tudo para o transplante.
Sabendo que eu necessito de transplante bi-pulmonar e cardíaco e que em Portugal tal cirurgia não é realizada, as possibilidades eram: Corunha, Madrid e Barcelona. A minha nova morada será Madrid!
Sofia Alves
Amiga,
ResponderEliminarlonga caminhada esta que já fizeste....longa e dolorosa! Uma caminhada que é muito bem caracterizada pela imagem que usas no perfil deste blog, apenas diferentes em três coisas, na minha opinião: primeiro, falta-lhe os lindos e contagiantes sorrisos que sempre tiveste presentes ao longo do teu percurso, mesmo nos momentos em que havia mais pedras; segundo, o teu caminho não decai, como essa imagem, mas ergue-se! Renasce, mais vigoroso, sem tantas pedras e mais seguro do que nunca! E, por último, esse sol que nessa imagem se afasta, apenas se está a deslocar para essa nova caminhada que te espera, porque tu tens todo o direito de o ter a brilhar e aquecer essa nova vida que se aproxima, para compensar os dias nublados que já viveste!
Que a tua força e coragem se mantenham, que essa espera seja curta e que essa nova vida esteja próxima.
Até breve minha querida! Beijo grande.
Sofia, depois de ter visto este blog que criaste e de conhecer um pouco mais (ou aperceber-me, ate!) da realidade que enfrentas a cada dia, espero mesmo que continues esta luta constante que tem sido e que te mantenhas confiante. Apesar de estares distante, lembra-te que essa distância apenas te trará a esperança e a felicidade que procuras e precisas. Prima, muita força ! Espero ver-te em breve.
ResponderEliminarUm beijo.
Igor
Olá minha menina do sorriso mais encantador e contagiante que eu conheci!
ResponderEliminarA tua caminhada de facto tem sido sobressaltada, porém cada "degrau" que vai aparecendo na tua vida, tu arranjas uma força do tamanho do mundo para o subir, foi assim aos teus 6 anos, até aos 12, até aos 18 e vai ser assim até ficares totalmente boa e continuares a subir "degraus" da tua vida, a construir etapas que vais realizar, para que quando fores mt mt mt velhiha, olhares para trás e pensares "como eu consegui enfrentar tudo aquilo...?" e sabes qual vai ser a resposta "porque és uma grande grande mulher"...
Posso pedir uma coisa?
Sorri por favor knd leres este comentário..de certeza que eu irei sentir e sorrir cntg :)
Continua assim FORTE
Beijinhos
Oi princesa. Embora eu já conhecesse o tipo de doença k tinhas, da pra perceber k exe momento está mais proximo. É um novo começo k te espera aí em Madrid. E tu com toda a tua força vais conseguir ultrapaxar tds as adversidades.
ResponderEliminarBjoka grande
Gosto muito de ti
Olá!
ResponderEliminarSem dúvida uma grande história de vida para uma pessoa com apenas 20 anos.
Foi uma grande caminhada...
Acredito do fundo do meu coração que depois desta fase vais puder contar como foi passar por ela.
Sei que não vai ser fácil, sei que não está a ser fácil, mas sei que vais conseguir.
Tu és uma LUTADORA, uma CORAJOSA, uma menina FANTÁSTICA.
A minha pequena!
"Faz-me o favor de ser Feliz, muito Feliz!"
Beijinhos, fica bem
Obeigada por aquilo que me ensinas!
és um lutadora sem duvida meu amor (:
ResponderEliminarMuita força e continua assim :)
Beijinhos ,
AnaFilipa
Olá Ana, o conselho que te dou nesta hora é que tenhas confiança, acredites e lutes com todas as tuas forças porque no fim vais sair vencedora.
ResponderEliminarChamo-me Jorge, tenho FQ e sofria de uma insuficiência renal, fazendo hemodiálise.
Passei 2 anos e meio na Corunha onde fui submetido a um duplo transplante bi-pulmonar e renal numa unica cirurgia que até então nunca havia sido feita em qualquer parte do mundo.
Hoje sinto-me renascido e com uma qualidade de vida que jamais imaginei vir a ter.
Podes consultar o meu blog em www.jorgesilva007.blogspot.com
Acredita pois nada é impossivel...
Deixo-te aqui o meu lema...
"Nascer, Viver e VENCER com Fibrose Quistica"
"Nada acontece por acaso", é o video mais recentemente por mim colocado no meu blogue após uma divagação no You tube, refleti, chorei, e realmente achei que é mesmo assim!
ResponderEliminarÉ muito ingrato o caminho, espinhoso, confuso, mas tudo isto torna-nos pessoas melhores e junta-nos a pessoas melhores, até hoje todos os doentes de FQ e familiares que conheci foram e são as pessoas mais extraordinárias que tive o privilégio de partilhar momentos. Momentos de dor, mas também muitos momentos de alegria, sabedoria, inteligência e paz!
Talvez a futilidade e banalidade com que a maioria das pessoas encara a vida nos afaste cada vez mais do nosso modo de viver!Caí aqui por acaso...por arrasto de outro blogue...e mais outro...porque de certa forma estamos todos no mesmo barco!
Beijinhos de coragem, de força, e assima de tudo de esperança!
birocha1@gmail.com
http://salgadosanjos.blogspot.com
Sílvia Rocha
Ola...
ResponderEliminarNao me conheces, nem eu a ti, mas acabei de ler o teu blog, e tu para mim ja és uma vencedora... uma campeã...
Luta smp a sorrir e vence... Mostra ao teu "amiguinhu" q esta dentro de ti, que quem manda es tu...
Muita força e confiança...
Beijinhu grande!!!
Ana Marques
Ficando a saber da tua história um pouco por acaso, ao ler esta tua espécie de diário, fez-me reflectir o quanto o ser humano é forte!
ResponderEliminarcontinua a escrever! e muita FORÇA
bruno (ed.sénior)