Terás sempre alguém
a teu lado pra te ajudar
Olha p’ros céus e acredita
Com Deus é bom sonhar
Podes não crer
E podes não acreditar
Eu creio no Senhor
Ele não me vai deixar
Se for pra longe de ti
Numa viagem sem fim
Aceita o que te digo
Apenas reza por mim
Vou passar junto de ti
Sentirás minha presença
Não penses que fui em vão
Tive a minha sentença
Levo-te comigo
Juntinho a meu coração
Quero bem e que não esqueças
Esta nossa ligação
Sofia Alves
Muito lindo, estes versos são um tesouro, eles transmitem toda a beleza da Sofia, uma menina linda por dentro e por fora.
ResponderEliminarBeijinhos,
Ana Martins
Nunca deixarei de fazer o que sempre fiz...visitar o teu blog todos os dias e escrever-te comentários e mails ao som das músicas que ias me enviando...Agradeço ao teu pai a continuação que tem dado ao teu blog que tu tanto gostavas...
ResponderEliminarEu sei que estarás sempre do meu lado ajudar-me, a dar-me força e todas as tuas palavras de conforto, ânimo e coragem continuarão sempre presentes em mim.
Quando olho para o céu, vejo uma estrelinha muito linda e brilhante, é a estrelinha que vai estar sempre a olhar por mim e a iluminar o meu caminho...estrelinha essa chamada SOFIA...
Para mim, é muito difícil aceitar e acreditar que o Senhor te levou para longe de mim, deixando-me sem a tua presença na minha vida, presença que foi e será sempre muito importante... Tu és amiga especial...sempre desabafei contigo e partilhei os meus segredos e tu tiveste sempre presente, nos bons e nos maus momentos, sempre me apoias-te, mesmo longe nunca deixas-te de te preocupar comigo...
A tua presença é constante em mim, é impossível deixar de pensar no teu sorriso, no teu olhar e na pessoa extraordinária que és...Tu sabes que tu estarás sempre ligada à minha vida e para onde for levo-te sempre no meu coração...
Espero que onde estejas tenhas lido o meu mail, o mail que tanto desejavas e ansiavas por eu te mandar, o mail que sei que te iria fazer sorrir...A hora da chegada do meu mail foi a hora da tua partida...Porquê?
Nem tudo na vida tem explicação...e nem tudo se consegue perceber...
Onde estiveres nunca te esqueças o quanto gosto de ti, o quanto te admiro e nunca deixarei de te agradecer por tudo o que fizes-te por mim...
Beijoka grande recheada de saudade...
Pois que as mãos de Deus se sintam sempre na nossa vida!
ResponderEliminarSem Elas, o fardo é muito mais pesado!
Obrigada pela partilha deste, invulgarmente belo, poema!
nao tive o prazer de conhecer a vossa filha pessoalmente, mas ouvi falar dela como se de um anjo se trata-se... e acredito que foi nisso que a vossa Querida filha se tornou... força e fé... a Sofia está neste momento a cuidar de vós lá no sitio onde os anjos descansam em paz...
ResponderEliminarum beijo
Eu que a minha Amiga não estará aqui para ler isto que escrevo, mas certamente ouve o que lhe digo...
ResponderEliminarEsta letra permitiu-me fazer uma música para dedicar a esta grande pessoa que foi a Sofia... Mas apartir das primeiras notas que toquei senti que era vista como uma despedida... e ainda pensei duas vezes em continuar... Agora, sinto que fiz bem pois ela Adorou... e consegui arrancar-lhe alguns sorrisos ...
Estarás sempre comigo...
A Sofia foi a minha primeira aluna com quem eu pus em prática as tecnologias de informação no que respeita ao «e-learning»...Ensinava-a à distância! Por outra coIsa que não fosse, ficar-me-ia sempre na lembrança por isso. Mas vai ficar-me também na lembrança como uma menina lutadora, briosa (mesmo doente, quis continuar a estudar..., ) e, pelos testemunhos das colegas da turma, uma pessoa de quem era difícil não ser amigo. O nosso último contacto (professor/aluna) foi no início de Dezembro. Escreveu-me ela:
ResponderEliminar«Exmo. Sr Professor!
Devido a, mais uma infecção pulmonar, estou desde do dia 27 de Novembro internada para efectuar um tratamento à base de antibióticos por via endovenosa. Este tratamento, aplicado de 8 em 8 horas, é bastante agressivo, provocando-me mau estar, enjoos, sonolência, etc…. Além disso, estou fora do meu local de estudo. Refiro-me ao “escritório” que montei no apartamento onde moro.
Deste modo, solicito, mais uma vez, a compreensão dos meus professores»
Vou tornar pública a minha resposta
«Ex.ma senhora aluna
A minha postura perante ti, na perspectiva da relação aluna/professor, é que vejo uma aluna sem as condições mínimas para os estudos, que teve que interromper, mas que, apesar de tudo e contra todas as adversidades, quer continuá-los utilizando «o aprender» como um meio terapêutico para entreter a doença até chegar a CURA. Desta forma, quero que, no que a mim diz respeito, que não te cause grande preocupação a disciplina que lecciono.
Quando personalizo recursos que faço só para ti, estou à espera e a pensar que te ameniza um pouco a tua situação e te dá algum «gozo» conhecê-los e exercitá-los naquele objectivo final de que vais ser Professora custe a quem custar. [Até à «merda» da doença! Desculpa a indelicadeza]
Assim, e porque por acrescento [mas que fique entendido que é puro acrescento e não facilitismo nem pieguice] és sobrinha de uma pessoa de quem gosto de verdade, tens à tua inteira disposição a minha solidariedade e compreensão sem limites.
Acho que a «desgraça» que te calhou em destino está a fazer de ti (ou já fez) uma grande mulher e é a essa grande mulher que mando um beijo e reitero a vontade de um dia, que gostaria fosse depressa, possamos beber o tal copo juntos e possamos recordar este período que estás a passar como um Passado que Foi e não Vai Voltar. E até rirmos dele....porque não!
Junta ao beijo um Xi-Coração de carinho!
Eduardo»
E eu só lamento mesmo não ter tido a oportunidade de conhecer pessoalmente esta menina especial. Não conseguimos beber o copo juntos, porque voltou, mas impedida de o fazer. Não faz mal. Eu vou bebê-lo na mesma com alguém de quem ela gostava e, naturalmente, vou fazê-lo como se fosse com ela.
Eduardo
Quando nos sentimos sós, falamos para Deus, de repente surge no céu uma brilhante estrela, sinal de alguém estás torcendo por nós.
ResponderEliminarSerás uma estrela que guiará os nossos caminhos!
ResponderEliminarEstás ao pé do Senhor, ele não te deixou...levou-te para junto dEle, levou a tua alma, porque o teu sorriso, a tua força e vontade de viver e exemplo de vida estarão sempre no nosso coração.
Força País e irmão da Sofia, ela será sempre a vossa estrela guia.
Obrigada por continuarem com o blog da nossa menina.
Apesar da vida passar tão depressa, tudo tem uma explicação... vão os melhores para o Senhor. Tal como a Sofia também acreditamos Nele e, é com Jesus que a Sofia está. A dor dos humanos é enorme com a ausência da linda menina sorridente, corajosa e forte.
ResponderEliminarPedimos a Deus que conforte toda a família e os amigos que todos os dias partilhavam a amizade e a coragem com a Sofia.
A Sofia nasceu no meio de uma família com valores, com princípios, capazes de mostrar ao mundo toda a sua inteligência e coragem. Para vós o nosso maior apreço.
Mais uma missão cumprida e esta pela Sofia, que tenho a certeza que estava do nosso lado e orgulhoja dos Amiguinhos de Jeus, certamente não a desiludimos.
ResponderEliminarAJ estavam, estão e estarão sempre com a Sofia...
Leio e releio estes versos (últimos) da Sofia, sem coragem para os comentar.
ResponderEliminarA sua passagem por esta vida, de facto “não foi em vão”. Ela conseguiu impressionar todos quantos a conheceram e os que dela ouviram falar.
Através dela conhecemos da sua doença.
Através do seu blog conhecemos outras histórias de vida, outros doentes que travam a mesma luta.
Certamente que a “família” de doentes com fibrose quística, teria na Sofia mais uma grande aliada.
Para todos aqueles que apenas lutam por uma oportunidade de viver, continuem a ter fé e esperança. "Tudo vale a pena"!
Fátima A*
Desde que este poema da Sofia está no blog… todos os dias me questiono sobre ele!
ResponderEliminarSe ela estivesse viva fisicamente e me mostra-se este poema o mais certo era eu “mandar vir com ela”.
Hoje apenas digo e sinto que este poema tem todo o sentido, todo o significado e toda a veracidade.
*
Raquel Cunha